terça-feira, 8 de março de 2011

Minha homenagem às mulheres de todos os dias


Hoje é o Dia Internacional da Mulher e pensei em escrever um texto maravilhoso homenageando todas elas, inclusive essa que vos fala.
Não vai dar, estou com uma preguiça...
Ontem fui ao Cartum e dancei a noite toda. Cheguei em casa bem cedo, com o dia raiando. Dormi muito e acordei quase que no meio da tarde, com minha filha me pedindo um almoço especial, feito por mim. Não consegui negar-lhe.
A louça está lavada, tudo arrumado, estou cansada. Mas o Cartum estava ÓTIMO!!!!
Apesar do axé desengonçado e da música sertaneja, foi uma noite excepcional.
Um parênteses: acho que o mundo não tem mais jeito, estamos vivendo o início do fim do mundo. Pois ver todo mundo cantando e dançando ao som de músicas sertanejas em pleno carnaval, para mim é o fim do mundo.
Mesmo assim estava bom, ter amigas com quem compartilhar inclusive um som ruim, é uma dádiva.
Sem condições de homenagear adequadamente as mulheres, as maravilhosas que passam por minha vida e deixam marcas inesquecíveis de coragem e dignidade, vou me lembrar de apenas uma delas, a nossa Presidenta, Dilma Roussef.
Quero dizer que sinto-me orgulhosa por termos uma mulher na Presidência da República. Nos dias de hoje, dependo dela para que minha vida dê uma guinada definitiva. É uma longa história, outra hora falo disso. Ela pode não me favorecer, ela tem esse poder. No entanto, se isso acontecer, nem por isso deixarei de me orgulhar por saber que meu país, hoje, é governado por uma mulher que tem demonstrado qualidades grandiosas e um senso de justiça impecável.
Nós, mulheres, já fomos muito massacradas no decorrer do tempo, e a nossa Presidenta está nos resgatando de anos e anos de humilhações e opressões. Essa semana, por exemplo, saiu uma pesquisa mostrando que as mulheres ganham, em média, apenas 76% do que os homens ganham. Nós sabemos disso, nem precisa de pesquisa para confirmar o que nos machuca: trabalhamos tanto quanto os homens, mas ganhamos muito menos do que eles. Isso desgasta, tira o sono, nos faz chorar, pois nossos filhos, que tantas vezes são só nossos, imploram por um pouco mais do pão que nosso salário não lhes consegue comprar.
Agora esse cenário está mudando, vai mudar, eu creio. E nossa Presidenta terá uma enorme parcela de responsabilidade por isso. Vamos ser mais respeitadas, teremos salários compatíveis com os do sexo masculino e continuaremos sendo mulheres, sempre lindas, vaidosas, sensíveis, dedicadas e fortes ao ponto de nos deixarmos ser carregadas pelos homens quando necessário for e a lama do caminho ameaçar manchar nossos sapatinhos de cetim. Acima de tudo, continuaremos tendo essa capacidade de amar incondicionalmente, que só mesmo as mulheres conseguem ter.
Feliz Dia das Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário