segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Meu voto para a Dilma.

De Elvira Tomazin, psicóloga.


Resolvi escrever aos meus amigos para lhes dizer que o meu voto para presidente do Brasil será para a Dilma Rousseff. Quero lhes falar dos motivos dessa escolha. Leiam-me, não custa.
Nunca fui petista, nunca votei no Lula, não nessa vida. Mas, sendo leitora assídua e interessada pelos rumos do meu país, com o passar do tempo comecei a nutrir uma certa simpatia pelo nosso presidente. Fala a verdade, são poucas as pessoas que têm um carisma tão envolvente e que conquistam pela espontaneidade. Como disse o Obama, “ele é o cara!”. 
Igual a todos que possuem uma crença de muitos anos e se agarram a ela com unhas e dentes, custei a reconhecer que nosso presidente tinha valor e que, de fato, era o principal responsável pelas mudanças positivas que ocorriam em nosso país.
Aos poucos comecei a acompanhar mais de perto tudo o que se passava entre nós, agora com olhos mais críticos e menos intransigentes. Passei a investigar, a ler e a perguntar para pessoas que lidam com números, se era verdade o que as pesquisas diziam, ou seja, que o Brasil está rumando para se tornar um país de primeiro mundo. Sim, é verdade, os pobres já não são tão pobres, o bolsa família deu honra para quem, de tão miserável, nem conseguia se reconhecer como gente, o povo agora tem trabalho. Quem quer trabalhar, arruma emprego, é só procurar um pouquinho. Isso não é pouco, isso tem nome: chama-se DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA! E nem sempre foi assim. Quem tem mais ou menos minha idade, sabe muito bem do que estou falando. Isso aqui já foi o caos, taxa de desemprego beirando as alturas, gente batendo de porta em porta com currículo nas mãos e voltando pra casa desiludido e sem esperança.
Vou resumir de agora em diante, mas tenho mais mil e uma razões para votar na Dilma, e expô-las aqui tomaria mais umas mil e uma páginas. Vamos para o essencial, o público e notório. Se quiserem mais detalhes, venham debater comigo, será um prazer.
Como psicóloga de um Posto de Saúde da Família, atendo homens e mulheres que sofrem na alma, talvez por amarem demais e perderem a esperança antes da hora. Com o passar do tempo, com um pouco das minhas palavras e com o muito da força que é deles mas que, momentaneamente, desconhecem em si mesmos, eles aprendem a lidar com as dificuldades de maneira mais leve. Aprendo muito com meus pacientes. E foram eles que me confirmaram que o dia a dia das pessoas mais humildes mudou para melhor nos anos do governo Lula. Quem poderia esperar que agora eles estão comprando carro, fazendo cruzeiro marítimo e começando uma faculdade? Sim, muitos de meus pacientes compraram o primeiro carro da vida. Uma outra está indecisa entre um e outro emprego. Um outro casou os dois filhos e deu festa de arromba. E está todo mundo sonhando com a viagem de avião que nunca fez na vida. Quem diria: se antes o sonho do pobre era ver geladeira cheia, agora falam em viajar de avião! Isso não é maravilhoso? Esse é o Brasil de hoje, não é à toa que vez ou outra temos congestionamentos nos aeroportos.
Tudo bem, sei que nem tudo está uma maravilha pra todo mundo. Mas, também não está tão ruim. Quem quer e vai à luta, hoje tem como melhorar a vida. Na minha opinião, só reclama quem se acomodou e está sem coragem de arregaçar as mangas. Os ventos indicam que os céus permitem novos voos, basta um pouco de ousadia.
Por essas e por outras, eu voto Dilma. Eu olho pra essa mulher dentuça e com cara de brava e concordo com que o Chico Buarque disse sobre ela: “Dilma não tem medo de nada”. Ela não vai se curvar a interesses mesquinhos e egoístas e conduzirá nosso país ao lugar de destaque que seu povo merece, que todos nós merecemos e ansiamos. Ela dará continuidade a um governo que está dando certo, e o que mudar, de agora em diante, vai ser pra melhor. Acredito fortemente nisso.
Quando Lula venceu as eleições pela primeira vez, dizia-se que a esperança vencera o medo. Sim, a esperança do pobre por dias melhores deu um voto a Lula e ele soube nos honrar com competência e humildade. Agora, com a Dilma, diz-se que é hora de a verdade vencer a mentira. A vitória dela significará o triunfo da verdade sobre as maledicências que nunca saíram de sua boca.

Elvira Tomazin, psicóloga.

9 comentários:

  1. De saco cheio de ver os ataques que acontecem na internet sempre que o assunto é campanha, vejo no seu relato algo que fala de fatos. Um depoimento positivo, que prova que não é necessário desmerecer ou desmontar o adversário para crescer.
    Vou divulgar.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elvira!
    Você já tinha mencionado no grupo que era psicóloga do PSF e que a convivência com pessoas mais humildes pôde te abrir os olhos para os avanços do governo Lula.
    Em meu trabalho, convivi muito estreitamente com vigilantes de nível médio que tinham interesse e vontade de vencer e que estão vivendo hoje o melhor momento de suas vidas. É bem isso que vc falou: comprar carro, fazer cursos, casar, viajar, adquirir bens de consumo durável: isso hoje é uma realidade para a classe média baixa! Quando na minha vida imaginei que a moça que cuida lá de casa teria segurança para comprar a mesma máquina de lavar que a gente usa? Hoje as pessoas mais simples querem mais, podem mais, não se contentam como pouco, "são brasileiros e não desistem nunca". Lula devolveu a autoestima a muitos brasileiros e só por isso a ministra que o ajudou a repensar esse Brasil já teria meu voto. Espero que mil e uma pessoas respondam e este post alcance as 1001 páginas que deverias ter escrito, rsrrs
    Sucesso com o Blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Elvira,
    sou fisioterapeuta e também trabalho na saúde pública. Concordo plenamente com seu relato, pois tenho vivenciado situações similares. Parabéns pela iniciativa! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Patrícia disse:
    Olá Elvira querida.
    Seu relato é bastante preciso, e o mais interessante é que você aprende muito com seus pacientes,com certeza é uma escola de experiências em nossas vidas. Em relação ao governo Lula com certeza teve sim melhoras, mas acredito que tem muito ainda para alavancar nosso país com varias, diversas mudanças.Nessa eleição vai vencer o melhor.
    Um grande abraço.Adorei suas colocações.Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Sou petista desde que m conheço por gente,e vendo o que escreveu,m fez lembrar frases q o Lula dizia quando s candidatou a primeira vez," porque o pobre não pode estudar,viajar,ter um carro,uma casa...?,todo mundo sabe da importância desse homem e de sua história, e torcemos muito por Dilma, mesmo porque a sua história também não é muito diferente,também estou decepcionada com os meios de comunicação, que ao invés de esclarecer os fatos, o deturpam muito, fico muito feliz em saber que uma pessoa como vc que nunca nem votou no Lula consegue vencer barreiras do preconceito e penso hoje q as campanhas q fiz para ele não foram em vão.
    Um grande abraço e que Deus ilumine os nossos governantes.

    ResponderExcluir
  6. Nessas eleições, tenho vivido momentos de apreensão, pois estaremos decidindo que tipo de país queremos, e também, que tipo de Presidente queremos; para mim, Chico Buarque foi muito feliz ao dizer que vota em Dilma, pois ela não é do tipo que fala fino com Washington e grosso com Bolívia e Paraguai.
    Mas, o mais importante é que 26 milhões de brasileiros saíram da miséria e pela primeira vez na nossa história temos a chance de remover o substantivo masculino “pobre” dos dicionários da língua portuguesa. Foram 15 milhões de novos empregos criados nos últimos anos. Pela primeira vez desde que se tem notícia, o Brasil é respeitado por toda a comunidade internacional.
    Dilma representa a continuidade desse sonho!!!

    Abraços,

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Interessante como tanta gente não se dá conta desta melhora na vida de tantos outros. É natural que o atual governo seja criticável sob muitos aspectos, afinal, todo governo é criticável sob alguns aspectos. Infelizmente, nem todo governo é responsável por permitir aos cidadãos vislumbrar a possibildiade de realizar sonhos e viver um pouco melhor.

    Lindo teu depoimento e ótimo o teu texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. adorei tia muito bem escrito e bem pensado !! mais o meu voto e 45 !1 bjus gabi

    ResponderExcluir